Projeto Casa Aberta

Contagem, MG

Mais entidades de Contagem, MG

Arrecadado 16% da meta
1 doação até o momento
16% Completo
Valor da doação
R$ /mês

O Parque Maracanã é uma comunidade de área socialmente vulnerável de Contagem – MG, onde residem cerca de 10 mil habitantes, e conta com poucos equipamentos de acesso a bens públicos. As áreas de educação e saúde são atendidas com unidades públicas municipais e estaduais e o bairro conta, para o esporte e o lazer, com dois campos de futebol.

O Projeto Casa Aberta, atualmente constituído como entidade civil sem fins lucrativos, conforme certificação legal de fevereiro de 2021, atua na comunidade informalmente desde 2008, e tem como foco a formação cultural contínua, em formato de oficinas culturais e desportivas, tendo atingido, em 2021, a marca de 200 atendidos regularmente. Também é marca do Projeto a realização de eventos de congraçamento na comunidade, funcionando sua sede atualmente como o espaço de vida cultural mais destacado localmente.

Atualmente o Projeto Casa Aberta não conta com nenhum patrocínio público/privado sendo mantido com recursos próprios e através de doações pontuais. Através do aporte financeiro oferecido por este edital buscamos garantir a continuidade das atividades culturais oferecidas regularmente em nosso espaço físico. São elas:

Aulas de Ballet – Jazz, Futebol, Informatica, Teatro, Boxe, Yoga, Funcional, Teclado,
Violão, Tekwondo, Culinaria entre outros.
O que justifica a apresentação deste projeto é a característica socioeconômica e cultural da comunidade que constitui seu público-alvo, marginalizada do acesso à vivência e formação cultural a partir de recursos públicos, e organizada, para esse fim, em torno do Projeto Casa Aberta há mais de uma década.

A intenção desta iniciativa, portanto, é tornar regular, no período de execução do projeto proposto, o custeio das atividades que, atualmente e desde seu início, está a cargo da sua idealizadora e proponente deste projeto, bem como de famílias mais favorecidas da própria comunidade atendida, tendo já contado com fomentos de curta duração de editais públicos governamentais e de entidades privadas. Através da manutenção e ampliação de atividades voltadas para a prevenção universal do uso/abuso de alcool, drogas e outras subestâncias. Além disso, pretende-se ampliar o número de atendidos no âmbito do projeto para cerca de 250 pessoas.

Objetivos

Propor estratégias articuladas voltadas para a produção de conhecimento, desenvolvimento saudável e formação de habilidades pessoais e sociais, sobretudo para crianças, adolescentes e jovens,

1. Custear, durante a vigência do projeto, as oficinas culturais e desportivas ofertadas pela Associação Projeto Casa Aberta;

2. Ampliar o número de atendidos nas oficinas culturais ofertadas pela Associação Projeto Casa Aberta, das atuais 200 para 250 pessoas;

3. Adequar, na medida da ampliação do número de atendidos, a disponibilidade de equipamentos e insumos necessários à oferta das oficinas culturais, esportivas e de empreendedorismo.