IMNEAM

Maringá - PR

Mais entidades de Maringá - PR

Arrecadado 0% da meta
0% Completo
Valor da doação
R$ /mês

 Quem somos?

O Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques – IMNEAM foi fundado em 25 de janeiro de 2005 na cidade de Maringá – PR. O instituto surgiu a partir da união de um grupo de mulheres com larga trajetória de militância por direitos e igualdade de gênero e raça, que atuavam em âmbito individual e coletivo, envolvidas também em outras organizações com diferentes pautas e interesses. Percebeu-se a necessidade de um coletivo que contemplasse as demandas das mulheres negras e se ocupasse em refletir e promover as relações socioculturais numa perspectiva inclusiva e plural. O instituto é formado exclusivamente por voluntárias.

São objetivos do IMNEAM:

  • Propiciar o questionamento das relações de poder entre os gêneros que se manifestam na linguagem, na cultura, na ciência, na política, no mercado de trabalho e em outros espaços de sociabilidades;
  • Promover cursos, seminários, encontros, incentivando a disseminação de conteúdos, aprimoramento e aprendizado de seus associados;
  • Manter relações com organismos oficiais e privados com a finalidade de promover eventos e firmas convênios com o objetivo de estabelecer parcerias na realização das atividades propostas pelo IMNEAM.

Desde o ano de sua fundação atua no combate ao racismo e a discriminação racial com diferentes ações, na construção de estratégias de enfrentamento às situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, na formação e capacitação de mulheres negras. Realizamos rodas de conversa e palestras em escolas, empresas e outros espaços comunitários sobre as pautas étnico-raciais, do enfrentamento a violência doméstica e familiar, como também ofertamos cursos para professores, estudantes, e mulheres em situação de vulnerabilidade, etc. Anualmente é organizado um seminário em parceria com a Secretaria da Mulher do município, aberto a toda população, abordando diferentes temáticas ligadas a diversidade. O instituto também participa das articulações com a sociedade civil e órgãos públicos, tendo representantes em conselhos, comissões, participando de conferências, simpósios, encontros, entre outros.

Facebook: https://www.facebook.com/IMNEAM/
Instagram: @instenedinaalvesmarques