Fundação João Lima

MG

Mais entidades de MG

Arrecadado 0% da meta
0% Completo
Valor da doação
R$ /mês

Uma das iniciativas sociais desenvolvidas pela Fundação Professor João Fernandes Lima é a “Unidos da Band”, que por sua vez é um grupo de percussão carnavalesco que teve seu começo na década de 80. A ideia era mobilizar as pessoas do bairro Bandeirinhas para um desfile de carnaval que sai aos domingos e terças-feiras para agregar às festividades em Conceição do Mato Dentro.

Rapidamente se notou que o projeto seria muito mais do que um grupo de bateria de escola de samba. Até os dias atuais, a Unidos da Band representa para jovens e crianças a primeira oportunidade de contato com instrumentos musicais de suas vidas, sempre acompanhados pelos ritmistas mais experientes.

Além do caráter descobridor de talentos, a Unidos da Band também adquiriu, espontaneamente, um viés social muito relevante. Em entrevistas feitas com os jovens (que em sua maioria têm entre 12 e 25 anos) descobrimos que os ensaios da Unidos da Band é uma chance de sair da realidade difícil de suas famílias e se divertir com um grupo divertido e acolhedor.

É por esse viés social, que veio de uma maneira espontânea, que temos lutado pela profissionalização dessa assistência. Tanto a assistência técnica no manuseio dos instrumentos, quanto assistência psicológica capaz de descobrir e solucionar problemas vividos por estes meninos. Atualmente a Unidos da Band acolhe cerca de 60 crianças e jovens dos bairros periféricos da cidade.

Participe, contamos com o seu apoio!