COM Manguinhos

Vitória - ES

Mais entidades de Vitória - ES

Arrecadado 0% da meta
0% Completo
Valor da doação
R$ /mês

COM MANGUINHOS é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover e valorizar as culturas tradicionais locais como a CAPOEIRA, o CONGO, a BATUCADA, e outros, e usá-las como ferramenta de transformação social, atuando desde 2006. Também desenvolvemos ações ambientais, como recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, redução de resíduos, e conscientização da importância da restinga. O nome e a logo COM MANGUINHOS surgiram da idéia da união de conjuntos das riquezas contidas neste balneário: CULTURA, ARTE, ESPORTE E MEIO AMBIENTE. Essas belezas e riquezas nos motivam a realizar toda e qualquer ação que ajude na conservação local, sustentabilidade e perpetuidade de nossas culturas. Atualmente a associação desenvolve três projetos com focos distintos, como a Capoeira, o congo, e o surf, e planeja a instauração de um novo projeto,como a “REVITALIZAÇÃO DA BATUCADA DE MANGUINHOS”, bem como a ampliação dos projetos em atividade.

PROJETO RASTEIRA NOS DESCAMINHOS (em atividade) 

Atualmente, nosso maior projeto é o “RASTEIRA NOS DESCAMINHOS”, projeto de capoeira que hoje atende 50 alunos. Participam crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, e adultos, alguns  em vulnerabilidade social, moradores de Manguinhos e seu entorno, e pessoas com deficiência (PcD). Pretendemos ampliar este projeto quantitativamente, recebendo um maior números de alunos, conforme tenhamos apoio e incentivo financeiro para viabilizar mais ações e maior público.

O projeto de capoeira de Manguinhos existe desde 2000. As aulas são ministradas no Centro Cultural de Manguinhos e em praças públicas em parceria com a AMMAN (ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE MANGUINHOS) onde nos responsabilizamos pelo uso do espaço, participamos de reuniões e arcamos com as despesas de manutenção como taxas de limpezas, água e outros.

Junto com a Capoeira ensinamos também diversos outros bens imateriais de origem afro-brasileira, como a puxada de rede, o maculelê, o samba de roda, e, como representante da cultura regional, o congo do Espírito Santo, também é ensinado nas aulas de Capoeira.